O gerenciamento de segurança de dados para empresas são preocupações recorrentes quando se detêm informações sigilosas de seus clientes.
Periodicamente recebemos notícias sobre vazamento de dados ou invasões aos sistemas de gerenciamento.
Essas ações interferem no bom andamento das atividades da empresa, podendo resultar em prejuízos consideráveis e acabar prejudicando muito a imagem e a reputação da empresa.
Então neste artigo reunimos informações sobre os princípios básicos da segurança de informação, bem como do gerenciamento de segurança de dados para empresas.
Acompanhe a leitura e saiba a melhor forma de gerenciar os dados de seus clientes.
Segurança da informação: princípios
A segurança de dados é responsável por proteger as informações corporativas e suas ameaças.
Entre os seus principais objetivos estão a proteção das informações da empresa disponíveis na internet, a defesa contra ataques de hackers aos sistemas corporativos, e a prevenção de pessoas não autorizadas a acessar dados sigilosos.
Entre os princípios que norteiam a segurança da informação, podemos citar os principais:
- Confidencialidade: Informações sigilosas só podem ser acessadas por pessoas autorizadas, devidamente credenciadas. Os mecanismos de segurança de tecnologia da informação devem ser capazes de impedir que pessoas não autorizadas acessem informações confidenciais.
- Confiabilidade: Responsável por trabalhar na eliminação das paralisações. Ao aplicar este princípio na estratégia de manutenção, as organizações podem lidar com as falhas mais previsíveis, causadas pelo próprio uso dos sistemas, e identificar as falhas devido a instalações impróprias, ou acidentais como erros humanos e de outras naturezas.
- Integridade: As informações devem estar completas, exatas e preservadas com quaisquer alterações indevidas como fraudes, clonagem, ou até mesmo a exclusão de dados. Pode-se resumir na manutenção das condições iniciais de informações de acordo com a forma que foram produzidas e armazenadas.
- Disponibilidade: Possibilidade da informação disponível em escala contínua de acordo com a necessidade, e pronta para ser acessada a pessoas devidamente autorizadas, sendo o acesso presencial ou remoto, dos dados da empresa, 24 horas por dia.
- Autenticidade: Esse princípio se refere à manutenção das condições iniciais dos dados de maneira autêntica. Ou seja, da mesma forma que foram produzidas e armazenadas, as informações precisam manter sua origem e não devem ser alteradas, exceto por pessoas autorizadas. Também define, por meio de registros detalhados e apropriados, quem acessou e promoveu atualizações , exclusões e confirmações dentro dos sistemas.
As melhores práticas da segurança da informação
As práticas da segurança da informação podem variar do mais elementar, básico até o mais sofisticado dos métodos. Essas práticas, podemos citar:
- Detectar vulnerabilidades de hardware e software;
- Estabelecer cópias de segurança (backup);
- Verificar redundâncias de sistema;
- Estabelecer eficácia nos controles de acesso (biometria, assinatura digital);
- Políticas de segurança da informação;
- Definir a estrutura de nuvem (se pública, privada ou híbrida);
- Definir uma gestão de riscos apropriada;
- Modos de abordagem de erros de procedimentos internos;
- Contratos de confidencialidade;
- Definir contratos de continuidade de negócios.
O Gerenciamento de Segurança de Dados para empresas tem muitas nuances tecnologias, humanas, jurídicas, virtuais e físicas estruturais. Juntas, todas essas facetas podem contribuir para uma excelente gestão de informação.
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