Navegar pelo conteúdo

Compartilhe com alguém:

Segurança de Dados nas Empresas

A Segurança de Dados nas empresas tem obtido um papel fundamental nos últimos anos até os dias de hoje.  Este é um tema recorrente entre as empresas, que têm buscado ferramentas e mecanismos de proteção a possíveis ataques cibernéticos e eventuais tipos de fraudes. 

A aplicação deste conceito como ferramenta de partida da instituição gera muita confiança nos clientes, e torna a tecnologia da informação uma grande aliada no desenvolvimentos dos negócios. 

Segurança da Informação

A internet é composta, basicamente, por uma grande rede de dados advindos de sites, redes sociais, blogs e hospedagem de dados em aplicações na nuvem. A Segurança da Informação é o que se utiliza para garantir a defesa destes dados. 

Ela permite que as informações mantenham sua integridade e confidencialidade, conferindo a pessoas autorizadas o acesso a estes dados. 

Segurança de Dados nas Empresas 

Aplicada à esfera empresarial, a segurança da informação designa profissionais qualificados e com acesso autorizado ao banco de dados dos clientes, guiados pelos princípios da confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade. 

É através da Segurança da Informação dentro das empresas que dados sigilosos são impedidos de serem compartilhados com pessoas não autorizadas.  Isso confere à instituição maior segurança ao negociar com seus clientes, desenvolvendo e ampliando as bases de negociação dos próprios clientes.  

As bases da Segurança de Dados 

Para que os dados estejam devidamente seguros, e que não sejam roubados, danificados ou destruídos, alguns pilares da Segurança de Dados são aplicados. Eles permitem que a política e as estratégias de proteção de dados sejam ativadas.

Veja quais são as bases:  

  • Confidencialidade: esta base versa sobre a autorização de pessoas específicas para o controle de acesso aos dados. Uma das formas de garantir esta segurança é a criação de senhas fortes, biometria, criptografia e liveness para se obter o controle de acessos. 
  • Integridade: esta base tem como objetivo visa garantir a preservação das informações para que elas permaneçam íntegras e confiáveis. Aqui, são necessários mecanismos de controle que impeçam a exclusão e alteração dos dados por pessoas não autorizadas.
  • Disponibilidade: esta base é o pilar para que as informações estejam disponíveis o tempo todo, 24 horas por dia. Isso é importante para que as instituições possam manter seus sistemas atualizados e garantir a estabilidade e eliminar possíveis falhas de softwares.
  • Autenticidade: a validação do acesso do usuário aos sistemas de informação por meio de biometria, senhas e logins específicos garantem acesso seguro aos dados. 

Precisa saber mais sobre Segurança de Dados e outros assuntos relativos à  Tecnologia da Informação? Acesse nosso site e solicite um contato nosso!

Fale com nossos especialistas e entenda como a WSU gera valor para sua empresa