Navegar pelo conteúdo

Compartilhe com alguém:

12 de Março – Dia Mundial Contra a Cibercensura

O Dia 12 de Março é considerado o Dia Mundial Contra a Cibercensura. Esta data foi organizada pela ONG “Repórteres sem Fronteiras“, instituição responsável pela defesa da liberdade de expressão na internet e foi celebrada pela primeira vez em 2009.

Como sabemos, a liberdade de expressão é algo que entra constantemente em pauta, principalmente na internet, acompanhando os avanços tecnológicos onde a troca de informação vem aumentando com muita frequência.

Visto a importância dessa pauta, surgiu o Dia Mundial contra a Cibercensura, comemorado todo dia 12 de Março. 

No artigo de hoje, separamos algumas informações relevantes sobre o surgimento dessa iniciativa.

O que significa a palavra cibernético?

Bom, antes de entendermos a importância dessa data, precisamos saber o que significa a palavra “cibernético“.  

Podemos usar a palavra Cyber para definir a rede de comunicação entre computadores, que pode ser compreendida como meios de comunicação, como as próprias redes sociais.

Por meio dessa conexão, conseguimos ter uma facilidade muito maior de expressar aquilo que pensamos com alguns cliques, tornando os debates mais acessíveis e aqueles que debatem mais preparados, podendo munir-se de informações. Porém, por conta da quantidade de informações disponíveis, há ainda poderes que temem a liberdade de expressão na internet e acabam censurando todos aqueles que possam pensar diferente.

O que é o Dia Mundial Contra a Cibercensura?

Agora que temos um contexto da palavra cibernético, vamos saber um pouco mais sobre o Dia Mundial contra a Cibercensura. 

A data surgiu com o objetivo de conscientizar os usuários sobre a liberdade de se expressar na internet. Toda essa causa contribui para que a web se torne acessível a todos os usuários de forma igual. Como mencionado acima, muitos poderes, acabam interferindo na liberdade de seus cidadãos na internet. Sociedades ao redor do mundo ainda sofrem diversas restrições na maneira de se expressar e de se comunicar no mundo digital.

O Dia Mundial contra a Cibercensura foi criado pela ONG “Repórteres sem Fronteiras“, instituição fundada no ano de 1985 na França, por Ménard, Brauman e Jean-Claude Guillebaud, com intuito de atuar na defesa da liberdade de expressão na internet. Para a organização, todas as pessoas devem ter o direito de se informar, receber ou divulgar informações que circulam pela web.

Por que a liberdade de expressão é tão importante?

Por conta da liberdade de expressão, diversos poderes já foram formados e derrubados. Levando em consideração o caos que o mundo vive, por conta da

pandemia e agora com a guerra, a liberdade de se expressar se faz ainda mais importante, por permitir que todos possam conhecer o real cenário de diversos países.

Com a internet, os cidadãos devem ter o seu direito de debater sobre um tema sem sofrer perseguições.

É com a liberdade de expressão, que muitas pessoas podem compartilhar informações, falar sobre assuntos que antes não eram falados pela grande mídia por serem polêmicos ou pesados e ainda debater com outras pessoas por meio da comunicação digital.

Fale com nossos especialistas e entenda como a WSU gera valor para sua empresa